quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aquário Natal

O Aquário Natal é um espaço privado, localizado na Avenida Litorânea 1091, na praia da Redinha Nova, Zona Norte da cidade do Natal. Seu sítio na internet é o http://www.aquarionatal.com.br e o seu endereço eletrônico aquarionatal@yahoo.com.br. Para contatos e informações dispõe dos telefones (84) 3224.2177 e 3224.2641. O aquário funciona todos os dias da semana, das 8 até às 18h.
O espaço tem como objetivos: ser um ponto turístico; ser uma referência cultural em relação à fauna; ser um centro de pesquisa científica, pois além abrigar espécies marinhas, funciona como centro de tratamento de animais marinhos e silvestres doentes, debilitados ou maltratados que após reabilitados são devolvidos aos seus habitats.
Ao visitar o aquário o professor poderá deixar os alunos a vontade para explorá-lo ou solicitar aos monitores-estagiários que direcionem o percurso. O aquário não fornece ao professor um roteiro para antes ou depois da visita, nem realiza avaliação com os professores após a visita. Além da exposição permanente oferece ao público escolar exposições temporárias, palestras, assessoria pedagógica a escolas e aos professores.

Instituto do Rim

O Instituto do Rim é uma clinica médica privada, localizada a Avenida Maranguape 115, no bairro Potengi, na Zona Norte da cidade do Natal. Tem como público alvo os pacientes portadores de insuficiência renal crônica. Seu objetivo é proporcionar hemodiálise aos indivíduos que sofrem de insuficiência renal.

Apesar do caráter específico de prestador de serviços na área da saúde, o Instituto está aberto a visitas de alunos das redes pública e privada. Para isso é necessário agendar com o setor de Serviço Social. Para fazer contatos e obter informações o Instituto dispõe do endereço eletrônico institutodorim-rn@yahoo.com.br, e dos telefones (84) 2662.2066 e 2662.2067.
Por ser uma atividade incipiente na instituição, com exceção da monitoria, não há um roteiro de trabalho para o professor por ocasião da visita, nem é realizada uma avaliação.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Laboratórios da Universidade Potiguar (UnP)

Os Laboratórios da UnP estão localizados no Campus da Salgado Filho e são vinculados ao curso de Ciências Biológicas. Trata-se de diversos laboratórios (Anatomia, Zoologia, Botânica, Parasitologia) que são utilizados nas aulas dos cursos da Universidade Potiguar. Tais laboratórios são usados também num programa chamado UnP Orienta, destinado a mostrar as dependências da instituição aos alunos do ensino médio e a outras pessoas interessadas que queiram graduar-se na área das ciências biológicas.
O contato/agendamento prévio para visitas aos Laboratórios pode ser feito por intermédio do correio eletrônico biologia@unp.br, pelos telefone-fax (84) 3215.1206 e 3215.1293 ou por ofício a coordenação do curso de Ciências Biológicas.
Na visita a UnP, o professor e os alunos passarão pelos diversos laboratórios da instituição de acordo com as necessidades solicitadas. Ao visitar esses laboratórios o professor não terá um roteiro de trabalho para usar antes ou depois da visita; nem terá uma avaliação escrita sobre o projeto.
Os laboratórios da Unp em conjunto com o curso de Ciências Biológicas realizam exposições permanentes e temporárias, atividades itinerantes, oficinas, palestras, seminários, cursos para a população, formação continuada para professores, assessoria pedagógica principalmente as escolas, além de dispor de biblioteca, videoteca/dvdteca, e publicações. Dispõe de material para empréstimo e oferece estágios e monitorias.

Bosque das Mangueiras

O Centro de Atividades Ambientais Bosque das Mangueiras está localizado à Avenida Nascimento de Castro, s/nº, no bairro de Lagoa Nova. É um local de uso público com acesso gratuito, sendo parte integrante da SEMURB, da Prefeitura do Natal e administrado em parceria com a UnP. Ele tem suas ações orientadas para a realização de atividades culturais, de lazer, além da promoção da educação ambiental. Dispõe do telefone de 3232.8935 para contatos e agendamentos. É aberto ao público diariamente das 5 às 20 h.

O público alvo do Bosque é todo indivíduo que pratica exercícios físicos, caminhadas ou que se disponha simplesmente de vontade de admirar a paisagem. O objetivo do Bosque é ser um lugar destinado a prática de atividades físicas, culturais e de educação ambiental. Apesar de não dispor de um roteiro para ser utilizado antes ou depois das visitas nem realizar avaliação com os professores, toda vegetação do Bosque está identificada com seus nomes científicos e populares, além de disponibilizar os monitores para uma visita orientada.
O Bosque não dispõe de qualquer exposição permanente, publicações, videoteca/dvdteca, nem oferece atividades itinerantes, cursos para a população, formação continuada para professores, oficinas, palestras, seminários, assessoria pedagógica a escolas e professores e material para empréstimo. Oferece ao visitante acesso a sua biblioteca.