segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Apresentação

Este blog nasceu a partir de um objetivo específico da minha dissertação de mestrado intitulada A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL POR PROFESSORES DE BIOLOGIA DE NATAL, a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A finalidade inicial é divulgar os espaços frequentados, porém, espero que sirva também como ponto de encontro de Professores de Biologia ou de qualquer outra disciplina, que tenha interesse no assunto e queira compartilhar suas vivências e experiências.
Os espaços não-formais são locais que tem se constituído em lugares privilegiados de educação. Muitos deles efetuaram mudanças na forma de interagir e comunicar-se com o público, escolar ou não, levando numa linguagem simplificada conhecimentos científicos à população, gerando uma aprendizagem que se dá fora do espaço formal e institucionalizado que é a escola.
As possibilidades do uso e do potencial que representam os espaços não formais se apresentam, em parte, como alternativas às condições adversas da educação pública brasileira, da educação em ciências, especialmente da biologia, além de representar um excelente aliado na formação cultural da população escolar ou não. Cabe reforçar e ressalvar, que sozinhos, esses espaços não resolvem problema algum seja no ensino das ciências ou da educação em geral.

Um comentário:

  1. Querido Guto,

    adorei ver teu blog, grande idéia que irá prestar favor imenso a todos os educadores "formais e informais" de nossa localidade.

    Como mae e professora, já agradeço a iniciativa; e como amiga, fico feliz demais de ver que o que tem que crescer, cresce, pode aguardar, mas germina e prospera, gerando vida e mais vida, de qualidade. Que seja assim com o blog, e com o teu potencial.

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir