segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Museu Câmara Cascudo

O Museu Câmara Cascudo faz parte da estrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está localizado à Avenida Hermes da Fonseca 1398, no bairro do Tirol, em Natal (RN).


Dispõe de um sítio na internet http://www.mcc.ufrn.br e o seu endereço eletrônico é museucc@mcc.ufrn.br Disponibiliza o telefone (084) 3212.2795 e o fax (084) 3211.8313 para contatos e agendamentos de visitas. Funciona de terça a sexta das 9 às 17 e aos sábados das 13 às 17. A visita é gratuita para escolas públicas e funcionários públicos. Para o público em geral é cobrada uma taxa de R$ 3,00 para o acesso as suas dependências.
O MCC tem como objetivos gerais a implementação e propagação dos saberes das Ciências Naturais (Paleontologia, Arqueologia e Estudos Ambientais), da Museologia e da Cultura; coletar, conservar, preservar, investigar, expor e divulgar a riqueza cultural e natural do Estado, além de favorecer situações que resultem no desenvolvimento do seu papel educativo, por intermédio do ensino, da pesquisa e da extensão, tendo em vista a sua situação de Museu Universitário.


Na exposição permanente do MCC encontra-se a reprodução do ambiente litorâneo, de um sambaqui, de um painel que retrata a fauna e a flora do Pleistoceno.


Na área das Geociências o MCC dispõe da reprodução: de parte de uma caverna calcária,de uma mina de Scheelita, de maquete mostrando como é processado o minério além de uma exposição dos minerais do Estado, de uma maquete do Pico do Cabugi, maquetes reproduzindo a extração e beneficiamento do sal e da geomorfologia do Estado.


Na área da Anatomia Comparada o acervo do MCC dispõe de uma coleção de ossos e esqueletos de diversos animais. O destaque fica para a exposição de fósseis de animais (ossos, dentes e carapaça) encontrados no Estado.


No espaço destinado a Antropologia Cultural, o MCC dispõe de objetos que representam o ciclo do açúcar e do couro, de objetos diversos utilizados pelas nações indígenas brasileiras; de diversas peças arqueológicas representativas do período pré-histórico, além da reprodução de uma pintura rupestre; de uma coleção de imagens sacras, esculturas em barro e madeira da tradição e da devoção popular; da reprodução de um teatro de mamulengo e de objetos e indumentárias utilizadas nas religiões afro-brasileira.

Apesar de não fornecer um roteiro de trabalho para os professores, para antes ou depois da visita, realiza uma avaliação oral ao final da mesma.
O MCC, além da disposição permanente, realiza periodicamente exposições temporárias, atividades itinerantes, cursos para a população, oficinas, palestras, assessoria pedagógica a escolas e professores e material para empréstimo. Permite acesso do visitante a sua biblioteca e oferece estágios e monitoria na visita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário