segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Barco Chama-Maré

O barco chama-maré é um barco-escola mantido pelo IDEMA, autarquia estadual que trata do meio ambiente e que faz parte da estrutura da Secretaria de Planejamento. O barco faz parte do PROECO – Programa de Preservação e Conservação da Natureza do Estado do Rio Grande do Norte. Desde setembro de 2006, quando foi inaugurado, desenvolve um programa de educação ambiental a partir de um passeio de catamarã pelo estuário do Rio Potengi.

O seu endereço eletrônico é barcoescolachamamare@gmail.com. Disponibiliza o telefone-fax (84) 3206.2439 para contatos e informações. Para a aula-passeio é necessário enviar um ofício à secretaria do projeto. A coordenação funciona na Avenida Romualdo Galvão 1703, sala 617, no Condomínio Empresarial Trade Center no bairro de Lagoa Nova, atendendo o público de segunda a sexta, das 8 às 12 h e das 14 às 18 h. Além do ofício, é necessário que a escola envie a secretaria com antecedência de 72 horas do passeio, a relação dos participantes e preencha o cadastro de projetos ambientais disponibilizado pelo programa.

O público alvo do barco-escola são os alunos e professores das escolas de qualquer natureza jurídica, nível ou modalidade de ensino do Rio Grande do Norte, além de grupos organizados da sociedade.
O objetivo do passeio pela foz do Rio Potengi é trabalhá-lo sob o ponto de vista multidisciplinar, explorando-o com a ajuda de monitores além da perspectiva ecológica os ângulos histórico, cultural, econômico e social. O passeio inclui, inclusive, o transporte gratuito dos estudantes e professores desde as suas escolas, sejam públicas ou privadas, até o Iate Clube de Natal, ponto de ancoragem da embarcação.

O barco-escola oferece um roteiro de trabalho para o professor usar antes e depois da visita; realiza uma avaliação escrita sobre o projeto, inclusive com os alunos; promove exposições temporárias, atividades itinerantes, oficinas, palestras, seminários, dá assessoria pedagógica a escolas e professores; dispõe de uma dvdteca e de material para empréstimo, além de oferecer estágios.

Um comentário:

  1. Olá amigo professor,
    Neste exato momento estou em uma aula de instrumentação para ensino de biologia. Na aula de hoje estamos utilizando seu blog como ferramenta de elaboração de um roteiro de aula em espaços não formais. Já tive oportunidade de visitar o projeto chama-maré e creio que planejarei meu roteiro com base nesse passeio. Tabalharei, junto com os alunos, a fauna apresentada durante todo o trajeto. Acha que seria legal ? ou deveria explorar bem mais um contexto histórico-biológico? Deixo aqui meu comentário-pergunta.

    PS: Parabéns pela iniciativa! o/

    ResponderExcluir