segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Hemonorte - Hemocentro Dalton Barbosa da Cunha

O Hemonorte é um órgão da Secretaria Estadual de Saúde Pública. Localizado à Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro do Tirol. Seu objetivo é tornar efetiva, em nível estadual, as diretrizes nacionais para o sangue e hemoderivados, buscando colocar à disposição de quem dele necessitar a segurança de seus produtos, além de ser um centro colaborador no ensino e na pesquisa dessa área. Cabe a instituição o papel de coordenação da Hemorrede Pública do Rio Grande do Norte, constituída de outros dois hemocentros, por um núcleo de hemoterapia, por unidades de coleta e transfusão, por agências transfusionais, por posto fixo de coleta e unidades móveis de coleta.

Dispõe de um sítio na internet http://www.hemonorte.rn.gov.br e do endereço eletrônico, seus telefones para contatos e agendamento de visitas são (84) 3232.6700 e 3232.6701.

Embora o público alvo da instituição seja qualquer indivíduo saudável que possa se tornar um doador voluntário de sangue, cuja idade esteja entre 18 e 65 anos, o Hemonorte desenvolve ações educativas com alunos do ensino fundamental, médio e superior. A partir de contato do professor e agendamento prévio o Hemonorte realiza o Hemotur, uma visita programada e monitorada as suas dependências acompanhadas de palestra, debate e sessão de vídeo sobre o sangue e hemoderivados. Além disso, a instituição tem buscado aumentar as visitas e doadores com atividades itinerantes e com a participação em ações educativas não formais em feiras de ciências e de saúde realizadas nas escolas e outros espaços sociais.

O Hemonorte oferece palestras, seminários, estágios, cursos para multiplicadores de doação voluntária de sangue, formação continuada para professores (restrito a alguns eventos) e oficinas para o público alvo de alguns projetos da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário