segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Parque das Dunas



O Parque Estadual Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves é uma a unidade de conservação ambiental, administrada pelo IDEMA e está situado à Avenida Alexandrino de Alencar s/n, no bairro do Tirol.
O sítio do Parque na internet é http://www.parquedasdunas.rn.gov.br e o seu endereço eletrônico é parquedasdunas@digi.com.br. Dispõe para contatos os telefones (84) 3201.9885 e 3201.4440. É aberto ao público de terça a domingo, inclusive nos feriados, das 8 às 18h. Para as escolas públicas o acesso é gratuito, para o público em geral é cobrada uma taxa de um real por ocasião da entrada e um real para aqueles que utilizam as trilhas ali existentes. Para os praticantes de corridas e caminhadas o Parque abre diariamente das 4:30 min às 18h

O Parque tem uma área de 1.172 hectares, distribuídos entre os bairros de Mãe Luiza, Petropólis, Tirol, Nova Descoberta, Morro Branco, Lagoa Nova e Capim Macio incorporados à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O Parque é considerado uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Não há uma definição específica do público alvo do Parque, sua proposta é atingir a sociedade em geral, embora exista um direcionamento de trabalho para as escolas públicas.

O Parque das Dunas tem como finalidade resguardar de qualquer dano ao ecossistema das dunas, garantindo assim o abrigo da biodiversidade e do patrimônio genético ali existente, além de garantir a preservação de lugares de importância cuja natureza seja histórica, arqueológica e geomorfológica. São incluídos, também, como objetivos do Parque a possibilidade de proporcionar lazer, ecoturismo e educação ambiental à população.

O Parque não oferece um roteiro para ser trabalhado antes ou depois da visita, nem realiza avaliação, com os professores, após a visita. Dispõe de uma exposição permanente, além de promover exposições temporárias. Há uma biblioteca com acervo relacionado à temática ambiental e uma videoteca. Oferece oficinas, palestras, seminários estágios e monitoria na visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário